Onde acesso a documentação da API Rest?
A documentação da API está disponível em https://chatpro.readme.io/reference/status
O que é a API chatPro?
A API Chatpro é um conjunto de métodos que possibilitará que o seu sistema, plataforma, site ou app envie e receba mensagens automáticas ou não através do Whatsapp.
O que é uma instância?
Uma instância é a possibilidade de conexão (sincronização) de 1 número Whatsapp. Para clientes com a necessidade de enviar as mensagens através de mais de um número, poderá contratar instâncias adicionais.
Cada instância possui sua infraestrutura separada uma da outra, tendo seu próprio Endpoint e Token.
Todas as instâncias dentro de um painel compartilham o mesmo pacote de créditos (exceto instâncias com assinatura).
É necessário conhecimentos técnicos?
Oferecemos integrações prontas com grandes plataformas (Shopify, Woocommerce, Nuvemshop, RD Station Marketing), além da solução própria chatPro Disparos. Para estes casos, não é necessário conhecimento técnico em programação para utilizá-las.
No entanto, para utilizar a API Rest a integrá-la ao seu próprio sistema, plataforma, site ou APP, é necessário conhecimentos em programação, na linguagem do seu sistema, pois qualquer linguagem que faça requisições HTTP conseguirá utilizar nossa API.
A API Chatpro é uma API oficial do Whatsapp?
O chatPro utiliza a plataforma WhatsApp Business, que é diferente da oferecida pela Meta às grandes empresas (BSP/API Local ou Cloud API). Por este motivo, você precisa estar ciente que sua utilizaçõa segue os mesmos termos de serviço da plataforma WhatsApp Business.
Como funciona o período de testes?
Ao iniciar seu teste em chatPro API, você terá 14 dias ou 225 créditos (o que terminar primeiro) para utilizar livremente na plataforma. Você também só poderá utilizar 1 instância. Ao comprar créditos, seu limite de instâncias é automaticamente aumentado para 5.
Há custo de implantação?
Não há custo de implantação. Você pode realizar todo processo pelo nosso painel imediatamente após criar sua conta.
Como funciona o Consumo Mínimo Diário?
Os créditos que você comprou não expiram, porém fique atento às regras de utilização mínima.
Caso tenha uma instância ativa, ela precisa consumir no mínimo 15 créditos diários. Caso esteja ativa e não consuma os 15 créditos, será debitado a diferença no fim do dia.
Caso não esteja utilizando a instância, recomendamos pausá-la para evitar a cobrança do consumo mínimo diário.
Preciso manter meu aparelho WhatsApp sempre ligado?
Não. Uma vez conectado ao chatPro, você pode desligar o aparelho.
Caso a conexão com WhatsApp seja interrompida, será necessário o aparelho apenas para realizar uma nova conexão.
Posso ter meu número bloqueado ou banido pelo WhatsApp?
O chatPro WhatsApp API segue os mesmos termos de serviço do WhatsApp. É importante que você leia atentamente a esses termos. Você é responsável pelo uso da ferramenta e pelas consequências do mau uso. Reforçamos que a API não é destinada para prática de SPAM, e que o envio de mensagens indesejadas viola os termos de serviço do WhatsApp. A violação dos termos pode acarretar no bloqueio e banimento definitivo de sua conta no WhatsApp.
O Whatsapp possui um algoritmo de identificação de comportamento Antispam, esse algoritmo é multi-lógico, identifica não só as mensagens enviadas e tempo entre elas, mas principalmente se o número tem comunicação com outros números, se pessoas não denunciam como spam, entre diversas outras coisas. Ele identifica a RELEVÂNCIA das mensagens para os recebedores, por exemplo, se começar a enviar mensagens e as pessoas começarem a denunciar seu número como SPAM, isso irá aumentar consideravelmente as chances de bloqueio, se as pessoas começarem a bloquear seu número, apagar as mensagens, o whatsapp começa a entender que as suas mensagens não tem relevância para as pessoas, por outro lado, se as pessoas visualizam sua mensagem, se algumas pessoas te respondem, ou se as pessoas começam a conversa, se há interação, isso vai fortalecendo o número, existe uma espécie de balança de comportamento.
Como tenho acesso às mensagens recebidas através da API?
Todas as requisições feitas, bem como as alterações de status e mensagens recebidas são encaminhadas para o Webhook cadastrado no painel.
Webhook é o endereço de um arquivo no seu servidor que receberá as requisições que o Whatsapp enviará, nessas requisições vem entre outras coisas como status da mensagem, se foi lida ou não, vem também a mensagem recebida. A partir daí você pode tratar ela, por exemplo salvando em banco de dados para visualização.