Sobre a API
A API Chatpro é um conjunto de métodos que possibilitará que o seu sistema, plataforma, site ou app envie e receba mensagens automáticas ou não através do Whatsapp.
Uma instância é a possibilidade de conexão (sincronização) de 1 Whatsapp. No painel já existe uma instância gratuita. Para clientes com a necessidade de enviar as mensagens através de mais de um número, poderá contratar instâncias adicionais, cada instância possui sua infraestrutura separada uma da outra, tendo seu próprio Endpoint e Token. Todas as instâncias dentro de um painel compartilham o mesmo pacote de créditos.
Para implantar a API dentro do seu sistema, plataforma, site ou APP, é necessário conhecimentos em programação, na linguagem do seu sistema. Pois qualquer linguagem que faça requisições HTTP, conseguirá utilizar a API.
Sim, para implantar a API é necessário conhecimentos de programação na linguagem do seu sistema.
Atualmente, a API oficial do WhatsApp for Business está limitada a um restrito grupo de médias e grandes empresas. Diante deste cenário, desenvolvemos o ChatPro WhatsApp API (API não-oficial) que permite aos desenvolvedores utilizar desde já todas as funcionalidades, sem a necessidade de aprovação da API oficial.
Primeiramente, para fazer os testes, segue o procedimento: 1 - Entre no site api.chatpro.com.br, solicite um teste clicando em Teste grátis. Você receberá a senha no Whatsapp informado. 2 - Entre em api.chatpro.com.br/painel e faça login. 3 - Insira os dados que recebeu e entre no painel. 4 - Dentro do painel terá uma instância gratuita, onde poderá sincronizar um Whatsapp para realizar os testes, que poderão ser realizados no próprio painel (métodos simples), na nossa Documentação interativa (na plataforma Swagger), ou diretamente no seu servidor.
Ao realizar o cadastro do Teste Grátis, será creditado gratuitamente 100 créditos na sua conta, o período de testes dura 15 dias, após esse período ou caso utilize todos os créditos, a instância é suspensa, e basta realizar uma recarga de créditos pra ela voltar. Os 100 créditos podem ser utilizados nos testes diretamente no painel, na Documentação interativa ou diretamente no seu servidor.
Preço/Créditos
Nós trabalhamos com o modelo de pacotes de créditos pré pago, onde cada crédito representa uma mensagem enviada, ou seja, não cobramos por mensagens recebidas.
Quanto maior o pacote de créditos adquirido, menor o valor pago por crédito, podendo chegar a 4 centavos cada crédito, abaixo uma tabela com os valores:
- 2.500 créditos • R$325,00 (R$0,13 por crédito)
- 5.000 créditos • R$450,00 (R$0,09 por crédito)
- 10.000 créditos • R$600,00 (R$0,06 por crédito)
- 50.000 créditos • R$2.000,00 (R$0,04 por crédito)
Os créditos não possuem data de validade, ou seja, possibilita a aquisição de pacotes com menor custo por mensagem, sem se preocupar em consumir em um determinado espaço de tempo.
Não cobramos por setup, basta carregar seu painel com um pacote de créditos que conseguirá utilizar a API.
Não há nenhuma cobrança adicional, somente o pacote de créditos à sua escolha.
Os pacotes de créditos podem ser adquiridos no boleto ou no cartão de crédito. Você poderá fazer a recarga dentro do painel no botão Fazer recarga.
As instâncias adicionais por terem cada uma estrutura separada tem o custo mensal de 500 créditos, ou seja, quanto maior o pacote adquirido, menos vai pagar por crédito e consequentemente, menos por cada instância (no pacote de 50mil créditos, cada instância sai a R$ 20)
Sincronização
Sim, pois quem faz o envio das mensagens é o celular. Temos diversos clientes, pequenas, médias e grandes empresas, trabalhando com o celular sincronizado. Não é necessário um celular de última geração para um bom funcionamento da API.
Sugerimos que antes de sincronizar o Whatsapp, saia de todas as sessões Web, mantenha o aparelho com bateria e no Wifi, isso ajuda na estabilidade dos envios.
Não, o Whatsapp só aceita uma sincronização externa.
A gestão dos números que se conectarão às instâncias é totalmente do cliente, ou seja, você pode a qualquer momento mudar o número de envios apenas sincronizando um outro Whatsapp à instância.
Envio de Mensagem
Sim, temos o método send_message_file_from_url, onde além de um texto (caption) é possível enviar uma imagem outro arquivo, como por exemplo um PDF.
Vale ressaltar que o arquivo DEVE estar na internet (por exemplo no seu servidor), em um link público.
Não, cada requisição é uma mensagem, o que pode ser feito é um loop na linguagem que você programa para que ele possa enviar várias mensagens em um periodo pequeno de tempo.
O chatPro WhatsApp API segue os mesmos termos de serviço do WhatsApp. É importante que você leia atentamente a esses termos. Você é responsável pelo uso da ferramenta e pelas consequências do mau uso. Reforçamos que a API não é destinada para prática de SPAM, e que o envio de mensagens indesejadas viola os termos de serviço do WhatsApp. A violação dos termos pode acarretar no bloqueio e banimento definitivo de sua conta no WhatsApp.
O Whatsapp possui um algoritmo de identificação de comportamento Antispam, esse algoritmo é multi-lógico, identifica não só as mensagens enviadas e tempo entre elas, mas principalmente se o número tem comunicação com outros números, se pessoas não denunciam como spam, entre diversas outras coisas. Ele identifica a RELEVÂNCIA das mensagens para os recebedores, por exemplo, se começar a enviar mensagens e as pessoas começarem a denunciar seu número como SPAM, isso irá aumentar consideravelmente as chances de bloqueio, se as pessoas começarem a bloquear seu número, apagar as mensagens, o whatsapp começa a entender que as suas mensagens não tem relevância para as pessoas, por outro lado, se as pessoas visualizam sua mensagem, se algumas pessoas te respondem, ou se as pessoas começam a conversa, se há interação, isso vai fortalecendo o número, existe uma espécie de balança de comportamento.
Sim, consegue enviar através do método send_location, informando a latitude e longitude (obtidos facilmente no Google maps).
Recebimento de Mensagem
Todas as requisições feitas, bem como as alterações de status e mensagens recebidas são encaminhadas para o Webhook cadastrado no painel.
Webhook é o endereço de um arquivo no seu servidor que receberá as requisições que o Whatsapp enviará, nessas requisições vem entre outras coisas como status da mensagem, se foi lida ou não, vem também a mensagem recebida. A partir daí você pode tratar ela, por exemplo salvando em banco de dados para visualização.
Neste endereço você encontrará modelos de recebimento do Webhook: https://gist.github.com/blennopardim/4774e3184a1c82ad80c3aa2f0364c39d